segunda-feira, 1 de março de 2010

O que é Sociologia?


A sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório. Para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários.
A sua posição é notavelmente contraditória. De um lado, foi proscrita de inúmeros centros de ensino. Foi fustigada, em passado recente, nas universidades brasileiras, congelada pelos governos militares argentino, chileno e outros do gênero. Em 1968, os coronéis gregos acusavam-na de ser disfarce do marxismo e teoria da revolução. Enquanto isso, os estudantes de Paris escreviam nos muros da Sorbone: "não teríamos mais problemas se o último sociólogo fosse estrangulado com as tripas do último burocrata".
A Sociologia tem várias definições, dentre elas temos: a Sociologia é este conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social.
A ciência da sociedade se apresenta como uma mera tentativa de reflexão sobre o espaço social moderno, tendo explicações práticas, com um forte desejo de interferir no rumo da sociedade.
Os interesses ecnômicos e políticos dos grupos e das classes sociais, que na sociedade capitalista apresentam-se de forma divergente, influenciam profundamente a elaboração do pensamento sociológico.
Para saber mais leia: O que é Sociologia? Editora Brasiliense Carlos Benedito Martins

2 comentários:

  1. Olá Michel!
    Esta charge está em todas heim...! (rs) Bom... mas precisamos mesmo de iniciativas que divulguem a Sociologia como um instrumento de reflexão crítica e engajamento social a favor de uma sociedade mais igualitária. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. De fato professor Augusto precisamos dá um corpo mais consistente a Sociologia, ao ensino do pensamento sociológico. Vejo de bom grato todos os formandos de Ciências Sociais da URCA, que atuaram aqui na região com afinco, fortalecendo essa ciência maravilhosa.

    ResponderExcluir